Na manhã de ontem (03/06), a Prefeitura realizou uma visitação ao Rio Gravataí reunindo órgãos da imprensa local, dando início a Semana do Meio Ambiente na cidade. O passeio, que acontece também nesta terça-feira (04/06), é feito por um grupo de alunos da rede de ensino. O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal irá acompanhar o trajeto que está sendo organizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA). O percurso contempla um trecho do Rio Gravataí, entre a Sociedade Caça e Pesca, no Parque dos Anjos, até a localidade de Capão da Roça, no Barro Vermelho, típica região de banhado.

O técnico e ambientalista da FMMA, Paulo Müller, na ocasião, aproveitou para falar das áreas preservadas e da certeza de que a natureza vem se encarregando de restaurar o que foi destruído pelo plantio de arroz, principalmente nos municípios de Viamão e Santo Antônio da Patrulha. Müller destacou também a importância do ponto de captação da Corsan, no Passo dos Negros e esclareceu que a água no local é de excelente qualidade, descartando hipóteses de acabar com este processo.

Os visitantes também puderam conhecer a área onde será construída uma barragem, na Lagoa da Anastácia, local que será fundamental na regularização da vazão do rio, bem como garantir o abastecimento da população gravataiense. Para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, convidado pelo prefeito Marco Alba, vai esclarecer a população em palestra realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, amanhã (05/06), a respeito dos projetos de construção de barragens. Também estará presente o promotor de Justiça Especializada do Ministério Público de Gravataí, Daniel Martini.

Fonte: Secom/Gravataí

Créditos destaque: Revista Evidência