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Muita gente não resiste as promoções da Black Friday, mas é preciso ficar atento a alguns aspectos. Por isso, o Procon de Gravataí fornece algumas dicas aos consumidores:

1 – Antes de realizar a compra, o consumidor deve certificar-se da credibilidade do fornecedor. Quando a compra é realizada via internet os cuidados devem ser maiores, pois são comuns demandas judiciais e administrativas por compras feitas em sites não confiáveis, nestes casos, muitas vezes, se paga por um produto que não é recebido. Para que estes problemas não ocorram, é importante que o consumidor verifique alguns dados como o CNPJ do fornecedor, endereços e telefones para contato. Assim, se for necessário, o consumidor poderá solucionar sua demanda administrativamente e judicialmente caso ocorra alguma infração ao Código de Defesa do Consumidor;

2 – Monte uma lista dos produtos que deseja comprar na Black Friday e monitore os preços destes itens ao longo das semanas. É de grande utilidade a observância das oscilações nos valores dos produtos, pois assim é possível ter certeza de que o produto adquirido tem de fato incidência de desconto. É preciso conhecer o valor real do produto;

3 – Quando a compra for realizada pela internet ou telefone, fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o prazo de 7 dias, contados da data do recebimento do produto, para troca ou desistência da compra com a restituição do valor pago, é o chamado Direito de Arrependimento, estabelecido no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor;

4 – O consumidor deve conferir o produto recebido, e, se possível, testar a mercadoria antes de assinar o recebimento, caso constate algum vício de qualidade, não deverá receber o produto;

5 – O consumidor deverá guardar a nota fiscal e todos os documentos relativos à compra, tais como o número do pedido, e-mails, códigos de localização, prazos contratados para entrega do produto, comprovante da oferta, e poderá registrar as ofertas realizadas por fotos ou fazendo uma captura de tela.

Caso ocorra algum problema, o consumidor deve contatar o fornecedor para a resolução da questão, e, no caso de não ser devidamente atendido, poderá acessar o Portal do Consumidor, para resolver sua demanda de forma virtual. Para denúncias presenciais, o Procon realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30min, na Rua Irmão Geraldo, 141, sala 402, no bairro Salgado Filho (em frente ao Fórum).  O Balcão do Consumidor da Ulbra, situado na Av. Itacolomi, 3.600, atende das 15h às 18h nas terças-feiras, e o Balcão do Consumidor da Faculdade CNEC, situado na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado 2.122, atende das 14h às 16h, nas quintas-feiras. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3600-7660 e 3600-7661.