Roupinhas são lavadas e cuidadosamente organizadas antes da doação para famílias cadastradas. Foto: Arquivo Pessoal

Um gesto de solidariedade, por mais simples que seja a ação, é sempre admirável. Em um cenário de crise, como o enfrentado na pandemia de Covid-19, é animador saber que muita gente está disposta a ajudar quem precisa. Com o intuito de auxiliar famílias com roupas, alimentos e outros itens básicos, foi criado o Projeto Pequenino: Repassando Amor, em abril. A coordenadora da iniciativa, a enfermeira Aline Raquel Dias Dutra Longaray, explica que, inicialmente, o objetivo era doar roupas e calçados infantis, porém, diante das dificuldades de tantos gravataienses, um grupo de amigos se uniu para fazer ainda mais. O primeiro passo é o cadastro de famílias. “Pegamos nome, telefone do responsável, nomes das crianças e tamanhos de roupas e calçados. Fazemos a primeira visita, levando algumas doações, e verificamos a necessidade de alimentos ou outras coisas”, comenta.

Alimentos também são arrecadados no projeto. Foto: Arquivo Pessoal

Com muito carinho, os voluntários organizam as peças arrecadadas, que são entregues junto com uma cartinha para a família. Segundo Aline, a intenção é, futuramente, promover encontros mensais com os adultos e crianças que recebem a assistência, para orientá-los sobre temas relacionados à saúde e educação, entre outros.

No próximo domingo (23/8), das 9h às 15h, será realizado um Brechó Solidário na Associação de Moradores do Parque dos Eucaliptos (AMPE), situada na Rua Marechal Floriano, 356. Estarão à venda peças de vestuário adulto e calçados, além de utensílios de bazar. O valor arrecadado será revertido na compra de fraldas e alimentos para doação e também na obra da sede do projeto, junto à AMPE. No dia do brechó, doações poderão ser entregues. Fraldas descartáveis e leite estão entre as principais necessidades. As ações podem ser acompanhadas pela página Projeto Pequenino no Facebook.