As eleições municipais desse ano ocorrerão no dia 15 de novembro, ou seja, falta menos de um mês para os eleitores comparecerem às urnas, no primeiro turno. Com a intenção de evitar a disseminação da Covid-19, algumas alterações recomendadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão implantadas, exclusivamente, para as eleições de 2020. O horário de votação será ampliado, iniciará às 7h e encerrará às 17h, sendo que os eleitores com mais de 60 anos terão prioridade para votar, a partir do horário de início da votação até às 10h. Além disso, a identificação biométrica não será exigida no pleito e o comprovante de votação não será entregue ao eleitor.

Informações relativas às eleições podem ser obtidas por meio de aplicativos implantados pelo TSE, disponíveis nos sistemas iOS e Android. Um exemplo é o e-Título. Trata-se da via digital do título eleitoral. O aplicativo passou recentemente por novas atualizações. A principal alteração é que passa a mostrar a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Tal funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico. O e-Título contém informações sobre quitação eleitoral, dados sobre o cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa para geolocalização. Outro aplicativo, o e-Resultado permite que os eleitores possam consultar o desfecho das eleições.

O TSE também lançou o Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp, um assistente virtual criado para facilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre o pleito. Um grande destaque é o serviço voltado ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, desmistificar os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos com dicas de como identificar conteúdos enganosos disseminados por meio da internet durante a pandemia. O contato para acesso ao serviço é o número +55 61 9637-1078.