Imagem ilustrativa/Freepik

Nesta quinta-feira (15/4), às 19h, um bate-papo será transmitido através das redes sociais do Conselho Municipal da Saúde. A live, promovida pela Comissão de Saúde da Mulher, vai tratar assuntos como higiene íntima, precariedade menstrual e prevenção de doenças. O encontro virtual contará com a participação do médico ginecologista e obstetra Marcelo Leone, que é o coordenador técnico da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gravataí; da personal organizer Mara Pacheco, coordenadora do Projeto Ester – Somos todas irmãs; e da vice-presidente do Sindilojas e coordenadora do Sindimulher, Cerli Dulce Dal Santo.

Banco de Absorventes

O Projeto Ester – Somos todas irmãs (Banco de Absorventes) é realizado pela Igreja Assembleia de Deus Zona Norte de Gravataí. A iniciativa tem por objetivo a arrecadação absorventes dos mais variados tipos e modelos para doação a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A coordenadora da ação destaca que é grande o número de mulheres que enfrentam dificuldades no quesito higiene pessoal. “Menstruar não é facultativo, ocorre todo mês por dezenas de anos, impondo a elas uma série de cuidados e gastos extras. Cólicas, espinhas, manchas na pele, hemorragias são apenas alguns dos infortúnios que comumente podem ocorrer durante esses vários dias”, salienta Mara Pacheco ao explicar o projeto. Ela também frisa dados apontados por uma pesquisa financiada pela marca “Sempre Livre”: 22% das meninas de 12 a 14 anos no Brasil não têm acesso a produtos higiênicos adequados durante o período menstrual. A porcentagem sobe para 26% entre as adolescentes de 15 a 17 anos.

Como ajudar?

Para colaborar com o Banco de Absorventes, entre em contato através dos números de WhatsApp 98449-4042 e 98413-0384 ou da página do projeto no Facebook.