A primeira fase de vendas dos ingressos para a Copa do Mundo do Brasil começa nesta terça-feira (20), a partir das 7h (horário de Brasília) e termina no dia 10 de outubro.

Nesta fase, os torcedores vão se habilitar a concorrer a um sorteio – caso haja mais torcedores do que ingressos.  Somente os sorteados poderão concluir a compra entre os dias 5 e 28 de novembro.

O sorteio da primeira fase de vendas acontece entre os dias 11 de outubro e 4 de novembro, de acordo com o cronograma da Federação Internacional de Futebol (Fifa).  Apenas neste período, o valor correspondente ao preço dos ingressos será cobrado do cartão de crédito indicado.

Antes de solicitar o ingresso, é importante saber que os grupos e confrontos da competição ainda não são conhecidos, já que as seleções ainda disputam as eliminatórias para a Copa. As seleções classificadas serão agrupadas por sorteio que só acontece no dia 6 de dezembro.

Passo a passo para a compra de ingressos:

1) Primeiramente, é preciso fazer o cadastro no site da FIFA. Caso já tenha comprado ou solicitado ingressos para a Copa das Confederações, o cadastro é o mesmo.

2) Tenha em mãos seus dados pessoais e de seus acompanhantes, como número do passaporte, RG, CPF e número do cartão de crédito.

3) Você pode pedir até quatro ingressos por domicílio de uma mesma categoria por jogo. O torcedor também só poderá adquirir ingressos para, no máximo, sete partidas do torneio, desde que não aconteçam no mesmo dia.

4) Não é possível escolher o assento. A categoria pela qual você paga apenas situa a localização do seu lugar dentro estádio. A Fifa instrui que a melhor maneira de garantir que você e seus acompanhantes tenham assentos próximos é que todos estejam inseridos mesma solicitação.

5) Os ingressos da categoria 4 são exclusivos para quem reside no Brasil.  Estudantes, idosos com mais de 60 anos no dia da final da Copa do Mundo (13 de julho) e beneficiários do Bolsa Família tem direito a meia-entrada nos valores dos ingressos de categoria 4. Os idosos residentes no Brasil também pagam meia-entrada nos ingressos de categoria 1 a 3.

6) As entradas para pessoas com deficiência equivalem ao preço dos ingressos da categoria 3. Quem solicitar ingresso para pessoa com deficiência pode pedir bilhete complementar para um acompanhante.

7) O resultado do sorteio da 1ª fase será divulgado entre os dias 11 de outubro e 4 de novembro. Neste período, os sorteados terão o valor de ingresso cobrado no cartão de crédito indicado. Você será informado pela Fifa tanto se foi sorteado ou se não foi.

8) A retirada dos ingressos está prevista para acontecer em abril de 2014 nos Centros de Ingressos que serão montados nas cidades-sede da Copa. O torcedor também poderá optar por receber os ingressos pelos Correios, mediante pagamento de taxa de envio.

Fonte: Portal EBC

Créditos destaque: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr