A brasileira Sonia Braga será a primeira homenageada com o Prêmio Platino de Honra, em reconhecimento pela sua trajetória profissional no âmbito da cinematografia iberoamericana, conforme anunciado pelo Director Geral dos Prémios Platina, Miguel Angel Benzal.

  Sonia receberá o seu troféu e o aplauso e carinho de todos os seus colegas na gala do próximo dia 5 de Abril no Teatro Anayansi da cidade do Panamá. Ela declarou: "Com grande orgulho assistirei à gala de 5 de Abril no Panamá para receber o primeiro Platina de Honra. Cumprimento os que tiveram a iniciativa de criar os Prêmios Platino. Considero-os como um verdadeiro carinho para o cinema latino, campeão nos festivais mais seletos, valorizado pelos críticos e admirado pelo público de todas as culturas".

  Os Prêmios Platino são promovidos pela Egeda, presidida por Enrique Cerezo Torres, e pela Fipca, presidida por Adrián Solar, com vocação para se consolidar como o mais importante evento global de fomento e apoio à indústria audiovisual ibero-americana.

  SOBRE SONIA BRAGA

  Sonia Braga começou como atriz com apenas 14 anos na televisão brasileira. Com 17, começou a fazer teatro e aos 19 já rodava o seu primeiro filme.

  O seu primeiro êxito internacional foi DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, dirigida por Bruno Barreto, e adaptada de um dos livros mais importantes do escritor baiano Jorge Amado. Em 1983, Barreto dirigiu-a ao lado de Marcello Mastroianni em GABRIELA, CRAVO E CANELA, outra grande personagem de Amado.

  Com Raul Julia e William Hurt, ela estrelou o filme O BEIJO DA MULHER ARANHA (1985), de Hector Babenco, cujo papel lhe valeu a sua primeira indicação ao Globo de Ouro. Em 1989 e 1995, ela voltou a ser indicada pelos filmes LUAR SOBRE PARADOR, de Paul Mazursky, e AMAZÔNIA EM CHAMAS, de John Frankenheimer.

  Em 1996, ela voltou ao cinema brasileiro com TIETA DO AGRESTE, outra grande personagem de Jorge Amado, de que também foi produtora. Após este trabalho, ela voltou aos Estados Unidos e em 1998 rodou a minissérie FOUR CORNERS. Também teve participações importantes nas séries SEX AND THE CITY, LAW & ORDER, CSI: MIAMI E BROTHERS & SISTERS, entre outras. Atualmente, ela divide o seu tempo entre Nova York e o Rio de Janeiro. Sonia também foi indicada aos Prêmios Bafta e Primetime Emmy Awards.

  Na televisão brasileira, Sonia Braga foi uma figura central da época de ouro das telenovelas do país produzidas pela TV Globo – foi a protagonista de GABRIELA (1975) e DANCIN’ DAYS (1978).

 

Fonte: F&M Procultura

Crédito destaque: Divulgação