Famílias morando em terrenos irregulares é uma realidade de diferentes bairros de Cachoeirinha. Por isso, a Secretaria Municipal de Habitação (SMH) está trabalhando para regularizar as áreas e as moradias daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, a atuação da SMH não se limita à reiniciar o processo de regularização fundiária. A Secretaria também está fazendo um levantamento social, para avaliar as condições socioeconômicas dessas famílias. Tal levantamento busca traçar um perfil dos moradores, através de idade, escolaridade, renda familiar, entre outros itens. “A maioria dessas famílias são de baixa renda e estão em situação de vulnerabilidade social, mas também há exceções. Por isso fazemos esta avaliação profunda e criteriosa, pois as famílias têm que se enquadrar na regularização fundiária”, esclarece o titular da SMH, Alcides Gattini.

O levantamento realizado neste momento ocorre nos bairros Jardim Conquista, onde há em torno de 400 famílias, e na Betânia, onde se encontram aproximadamente 150 famílias. O trabalho nestes locais foi iniciado em abril de 2013 e tem a previsão de ser concluído até o final do ano. A assistente social Daniela Gloger, que trabalha diretamente no levantamento social, explica que uma equipe da SMH vai até o bairro para fazer o questionário com os moradores in loco. “Muitas vezes acontece de não ter ninguém em casa, ou somente um menor de idade, então deixamos um aviso padrão na residência para o morador comparecer à Secretaria e responder ao levantamento”, explica Daniela.

O processo todo de regularização das áreas funciona da seguinte forma: inicialmente, foram realizados estudos geográficos e fundiários. Agora, está na etapa do levantamento social. Concluída esta parte, entra a celebração de contratos para regularizar os terrenos. “Os valores dos lotes serão adequados às condições financeiras das famílias”, ressalta Gattini. O valor pago por estes moradores será destinado ao Fundo de Habitação do Município, para posterior reaplicação nos próprios programas habitacionais de Cachoeirinha.

Fonte: www.cachoeirinha.rs.gov.br

Créditos destaque: Andressa de Bem e Canto