Mais de 300 pessoas compareceram no Teatro Sesc  Vale do Gravataí na noite dessa quinta-feira (15/03) para ouvir os empreendedores do Shopping Gravataí – que está sendo erguido na Avenida Centenário.  Lourival Rodrigues, proprietário da empresa M.Grupo, responsável pela construção do empreendimento,juntamente de Eduardo Oltramari, diretor da ProOverseas – empresa que comercializou e planejou o negócio – proferiram a palestra: Complexo do Shopping Gravataí e seu Impacto Socioeconômico na Região, a convite da Associação Comercial e Industrial de Gravataí (ACIGRA) e do Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí (Sindilojas). Nela, foram apresentados dados de uma vasta pesquisa de mercado feita anteriormente, que auxiliou o M.Grupo a escolher Gravataí como sede de seu investimento.

Conforme Eduardo, a execução desse projeto representará um aumento médio de 25% na arrecadação do ICMS, 34% do ISS e 31% do IPTU em Gravataí. Os dados são baseados em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Center (ABRASCE) e executada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado (IPDM), que analisou o impacto da instalação deste tipo de comércio em 17 cidades brasileiras.

Oltramari destacou, ainda, que quando inaugurado, o shopping deverá gerar, no mínimo, 1100 empregos diretos e 1000 postos de trabalho indiretos. Citando ainda a pesquisa, revelou que nas cidades onde são implantados grandes centros comerciais ocorre um aumento do emprego formal no comércio, um crescimento médio de 17% no número de empresas, além de um acréscimo no número de lojas de rua por mil habitantes.

O diretor da Pro-Overseas ressaltou que no processo de construção das edificações serão valorizados fornecedores e profissionais locais e acrescentou que os comerciantes gravataienses também terão preferência para instalação de lojas.

O projeto do complexo inclui duas torres comerciais e três residenciais, além do Hotel Intercity, cinco salas de cinema – duas com três dimensões. A conclusão da obra tem previsão para abril de 2013, nas festividades de comemoração dos 250 anos do município.

Créditos Destaque: Revista Evidência