Conforto, praticidade e comodidade: situações que caracterizam o uso da internet para pagamentos de contas, contatos em delegacias, cartórios e órgãos governamentais, além de emissão de documentos e outros recursos. Além disso, a rede online conta com uma vantagem decisiva: a proteção aos dados dos internautas.

Veja alguns dos serviços que podem ser feitos online:

– Receita Federal

Com os números do CPF e dos dois últimos recibos de declaração do imposto de renda, juntamente com a data de nascimento, o internauta pode se cadastrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Através do portal, é possível acessar, por exemplo, o extrato das dez últimas declarações. Em caso de pendências, o sistema acusa o erro e o encaminha para as correções. O usuário pode ainda solicitar a segunda via do CPF ou consultar processos em trâmite e possíveis dívidas com a Receita Federal.
Site: www.receita.fazenda.gov.br

– Polícia Civil

Pode ser feito, através do portal, o registro de acidentes de trânsito sem vítimas, além de boletins de ocorrência relacionados a furto de veículos, roubo ou perda de documentos e celulares, e notificar o desaparecimento de pessoas. Em alguns casos, um policial telefona para a vítima para esclarecer dados referentes à ocorrência.
Site: www.delegaciaonline.rs.gov.br

– Cartórios

A Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), entidade que representa os cartórios do país, desenvolveu um site que oferece serviços de entrega de certidões. Pela web, o internauta pode obter tais documentos e segundas vias de lavrados em cartórios de 23 estados brasileiros. A lista de documentos, que são entregues pelo correio, inclui certidões de nascimento, casamento, óbitos, escrituras, registro de imóveis e certidão negativa de protestos.
Site: www.cartorio24horas.com.br

– Polícia Federal

O endereço eletrônico disponibiliza a Certidão de Antecedentes Criminais, atestado exigido por algumas empresas no momento da contratação, por exemplo. O papel da internet na emissão do passaporte ainda é discreto: o internauta pode imprimir formulários, pagar taxas e agendar entrega da papelada pela web, mas precisa comparecer à Polícia Federal para solicitar o documento e para retirá-lo.
Site: www.dpf.gov.br

– Departamento Estadual de Trânsito

Além do agendamento da vistoria do veículo, de consultas a infrações, à pontuação da carteira e da impressão de boletos de multas, alguns Detrans permitem que o motorista solicite certos documentos pelo site e os receba em casa.
Site: www.detran.rs.gov.br

Cuidados que devem ser tomados

O principal erro dos internautas é usar a mesma senha em todos os perfis e cadastros, portanto, após essa lista de serviços úteis, confira algumas dicas para não errar na hora de escolher a senha:

– Evite senhas óbvias ou relacionadas à vida pessoal, como data de aniversário ou telefone.

– Crie senhas que misturem letras, números e símbolos, pois alguns programas utilizados pelos criminosos tentam acessar perfis na rede usando palavras do dicionário. Uma boa dica é substituir algumas das letras por algarismos – como na palavra COL1NA, por exemplo.

– Para não se perder em tantos códigos, instale um software gerenciador de senhas. Ele cria uma senha segura a cada novo cadastro e preenche automaticamente esse campo sempre que o usuário acessa o site, por meio de uma senha mestra.

Fonte: Revista Veja

Créditos Destaque: expressodasilhas.sapo.cv