A Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), realiza o projeto Semana Farroupilha de Gravataí 2014, entre os dias 13 e 20 de setembro de 2014, em diversos locais da cidade. Neste ano, a inovação do projeto é o financiamento pelo Sistema Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto Semana Farroupilha de Gravataí 2014 tem o intuito principal de integrar as entidades tradicionalistas do município e oportunizar que crianças e jovens aprendam sobre a memória do Rio Grande Sul, costumes da cultura gaúcha ligados à culinária, indumentária, práticas campeiras e jogos tradicionais, além de despertá-los para manifestações artísticas como a música, dança, canto, declamação e poesia.

O evento é realizado em parceria com as entidades tradicionalistas do município e tem como patrono o tradicionalista Vanir Pedroso. A programação engloba ações educativas, sociais, campeiras e culturais, voltadas para a valorização e difusão da cultura e da tradição gaúcha no município de Gravataí. Tendo como tema oficial “Eu sou do Sul”, as festividades farroupilhas englobam ações gratuitas e abertas a toda comunidade, incluindo o Concurso Municipal de Prendas e Peões, a Cavalgada da Chama Crioula, Oficinas de Cultura e Tradição Gaúcha para crianças e adolescentes, além do encerramento das festividades com o tradicional Desfile Farroupilha e show do cantor Cristiano Quevedo no dia 20 de setembro.

No sábado, dia 13 de setembro, a Cavalgada da Chama Crioula será realizada por um grupo de cavalarianos que percorrerá um trajeto iniciado na parada 59, às 14 horas, seguindo pela Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira até a parada 66, toda a Avenida dos Estados até a Av. Senador Nei Britto e finalizando na rua Borges de Medeiros, em frente ao CTG Carreteiros da Saudade, onde ocorrerá a cerimônia de abertura. No mesmo local, estará ocorrendo a cerimônia de premiação do Concurso Municipal de Prendas e Peões, a partir das 14 horas. Com a chegada dos cavalarianos, às 15 horas terá início a Cerimônia de Abertura da Semana Farroupilha, com o recebimento da chama pelo Prefeito Marco Alba.

Entre os dias 15 e 19 de setembro, serão realizadas as Oficinas de Cultura e Tradição Gaúcha,para as quais os interessados poderão fazer sua inscrição diretamente no CTG onde ocorrerá a atividade, mediante a doação de um brinquedo, em bom estado de conservação. Os brinquedos arrecadados serão doados para instituições sociais do município, em prol do Dia da Criança, como contrapartida sociocultural do município junto ao Sistema Pró-Cultura RS e a Lei de Incentivo à Cultura – LIC RS.

15/09 – Oficina de Indumentária e danças tradicionalistas
Oficineiro: Mauro Moura Pedroso
9h às 11h – CTG Pealo da Saudade (Rua Florianópolis, 720, Cohab A)
14h às 16h – CTG Querência do Vale (local da oficina será o Salão de Festas da AMOVAL, localizada na rua Afonso Alves, nº 700, na Morada do Vale I)

16/09 – Oficina de Laço e encilha
Oficineiro: Lairton Santos da Silva
9h às 11h – CTG Carreteiros da Saudade (Rua Borges de Medeiros, 663, Bonsucesso)
14h às 16h – CTG Chaleira Preta (Rua Armando Divan, 357, Morada do Vale I)

16/09 –Palestra sobre a História da Cultura Gaúcha
Palestrante: Rogério Bastos
20h às 21h30min – CTG Laço de Embira (Rua Mascarenhas de Moraes, s/n, Cohab C)

17/09 – Oficina de linguagem, prosa, poesia e contos gauchescos
Oficineiro: Léo Ribeiro de Souza
9h às 11h – CTG Aldeia dos Anjos (Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1553, Centro)
14h às 16h – DTG Rancho da Amizade (Rua Aladim Pinto, 345, Morada do Vale I)

18/09 – Oficina de Culinária gaúcha e chimarrão
Oficineira: Liliane Inês Pappen
9h às 11h – CTG Carreteiros da Saudade (Rua Borges de Medeiros, 663, Bonsucesso)
14h às 16h – CTG Pealo da Saudade (Rua Florianópolis, 720, Cohab A)

18/09 –Palestra sobre a História da Cultura Gaúcha (segunda edição)
Palestrante: Rogério Bastos
20h às 21h30min – CTG Rincão da Amizade (Av. Teotônio Viela, 1150, Parque Florido)

19/09 – Oficina de Brincadeiras e jogos tradicionalistas
Oficineira: Jessilena Etchverry
9h às 11h – CTG Aldeia dos Anjos (Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1553, Centro)
14h às 16h – CTG Laço da Amizade (Rua Aracajú, 119, Parque dos Anjos)

No dia 20 de setembro, a programação iniciará às 14 horas, na Avenida Brasil, localizada na parada 72 de Gravataí, onde estará montada a estrutura para o Desfile Farroupilha. Cerca de 20 entidades desfilarão ao longo da tarde. Entre elas, Centro de Tradições Gaúchas, Departamentos de Tradições Gaúchas, piquetes, escolas, Brigada Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Grupo de Socorristas e Banda Municipal de Gravataí. Às 18 horas, será realizado grande show com Cristiano Quevedo e banda, encerrando as festividades farroupilhas no município.

Fonte: Fundarc/PMG
Crédito Destaque: Divulgação