Esta sexta-feira (26) é o último dia da Semana Nacional de Trânsito, evento anualmente realizado pelo Conselho Nacional do Trânsito (CONTRAN). A semana é dedicada a ações para conscientizar os motoristas e pedestres sobre questões relativas à segurança nas vias. Neste ano, o tema foi voltado ao pedestre e à educação desde cedo das responsabilidades no trânsito.

Em Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMOB) realizou ações de educação, sinalização e fiscalização voltadas ao tema. “Temos que conscientizar o motorista de que ele também é pedestre e que este tem direitos e deveres no trânsito”, destacou a agente de trânsito Luciana Hauschild.

Além do trabalho nas ruas, a SMMOB também esteve em escolas da cidade. Foi criada a peça “Joaninha e os cuidados no Trânsito”, que permite a interação das crianças com os agentes. Para Luciana, é crucial envolver a gurizada desde cedo neste tema. “A recepção (das crianças) é ótima. Elas já fazem parte do trânsito como pedestres e passageiros. Nas peças, ajudam o agente de trânsito sobre cuidados como cinto de segurança, faixa de pedestres e cores do semáforo”, explicou.

Conscientizar desde pequeno é um dos grandes objetivos dos agentes de trânsito. Luciana conta que é “difícil mudar hábitos antigos. Sempre o outro está errado. Nós erramos, e se termos consciência disso, serve como aprendizado”. Se o Brasil está em 42º lugar no ranking entre países com mais mortes no trânsito (22 mortes para cada 100 mil pessoas), conforme pesquisa divulgada no último mês de fevereiro por uma universidade norte-americana, Cachoeirinha nos últimos anos vem implantando ações de engenharia para reduzir este índice. Nos últimos anos, os controladores de velocidade ajudaram a reduzir o número de mortes em quase 70%. Porém, há um grande complicador: “Cerca de 66% dos veículos que passam em Cachoeirinha são de outros municípios. Isso dificulta as campanhas de conscientização. Por isso, realizamos várias blitz educativas, mas também de fiscalização”, comentou a agente de trânsito.

Mesmo com o fim da Semana Nacional, a peça “Joaninha e o Trânsito” agradou e vai continuar sendo apresentada em escolas da cidade até novembro. Em dezembro, o foco da SMMOB passa a ser a operação verão, conscientizando e fiscalizando os motoristas quanto à bebida alcoólica nas viagens de fim de ano.

Fonte e Crédito Destaque: Prefeitura de Cachoeirinha