A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), recebe na segunda-feira (1º), às 9h, o Fogo Simbólico da Pátria, na Praça Borges de Medeiros. O ato dá inicio às comemorações da Semana da Pátria em Gravataí.

Este ano, os temas a serem abordados são a Amazônia, na esfera Nacional; Meu jeito de ser brasileiro, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor Lupicínio Rodrigues – Lupi 100 anos de dores e amores, na Estadual; os 50 anos do Grupo Escoteiro Murialdo, e homenagem póstuma ao professor Nicolau Chiavaro Neto – Fundador do grupo e primeiro secretário municipal de Educação de Gravataí – na esfera Municipal.

O Fogo partirá do Ginásio Aldeião, onde está desde domingo (24), às 8h30, e será conduzida por atletas representativos da cidade e, por ser o dia 1º de setembro dedicado aos profissionais de Educação Física, os professores serão representados e homenageados. Este ano, em comemoração a Nicolau Chiavaro Neto, 12 alunos da Escola que leva o seu nome, levarão as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Gravataí.

A chegada do Fogo Simbólico da Pátria na Praça Borges de Medeiros está prevista para as 9h, onde será entregue as autoridades municipais. Em seguida, será acessa a Pira da Pátria, com a participação dos escoteiros do Grupo de Escoteiro Murialdo. Em seguida haverá a apresentação da Banda de Fanfarra do 3º Regimento de Osório, do Coral Carlos Bina/Sogil, do Grupo de Danças da Escola Municipal de Educação Fundamental Rui Ramos.

Está prevista a participação de alunos das escolas municipais e estaduais e as presenças confirmadas de estudantes da Escola Don Feliciano, da Escola Gensa, da Escola Estadual Josefina Becker, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Favo de Mel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial para Surdos (Emes) e da Escola Estadual Nicolau Chiavaro Neto.

 

Durante a semana, até 7 de setembro o Fogo Simbólico da Pátria ficará guardado, na Praça Borges de Medeiros, por Guardas Municipais da Secretaria Municipal para Assuntos da Segurança Pública (Smasp). Após o desfile de 7 de setembro, que este ano será realizado na Avenida Dorival Luz de Oliveira, no Parcão da 79, ele será apagado.

O evento tem envolvimento das secretarias municipais de Governo (SGG); Assuntos para Segurança Pública (Smasp); Desenvolvimento Urbano (SMDUR); Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET); Saúde (SMS); Obras Públicas (Smop); Esporte e Lazer (Smel); Mobilidade Urbana (Semurb); Serviços Urbanos (SMSU) e Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc).

Fonte: DCS/PMG/Marilene Zandonai
Crédito Destaque: Divulgação DCS