O Brasil garantiu o primeiro lugar no Grupo A com a vitória sobre a Itália na Fonte Nova, em Salvador. Dentro do estádio, cartazes de apoio às manifestações que ocorrem no país eram exibidos pela torcida e, mais uma vez, o hino nacional foi entoada pelo público e pelos jogadores, mesmo após o corte da música, exigido pelo protocolo da FIFA. O placar, no entanto, foi aberto apenas aos 46 minutos do segundo tempo: após cobrança de falta de Neymar, Dante chutou e fez 1 a 0 para a Seleção.

A Itália chegou ao empate com Giaccherini, aos seis minutos da etapa complementar. Esse foi o primeiro gol sofrido pelos brasileiros na competição. Aos 10 minutos, Neymar marcou outra falta e, dessa vez, ele mesmo colocou a bola no fundo da rede. Aos 21, o Brasil alcançou o terceiro gol, com Fred e, aos 26, Chiellini descontou para a seleção italiana. Apesar da pressão da Azurra, Fred fez mais um para o Brasil aos 44 minutos, fechando o placar em 4 a 2.

O Brasil pega o Uruguai nas semifinais. A partida acontecerá no Mineirão, em Belo Horizonte, às 16h do próximo sábado (29/6). O outro finalista da Copa das Confederações será conhecido após o enfrentamento de Espanha e Itália. A partida acontecerá quinta-feira (27/6), às 16h, no Castelão, em Fortaleza.  

Confira os demais resultados da última rodada da fase de grupos:

– México 2 x 1 Japão

– Espanha 3 x 0 Nigéria

– Uruguai 8 x 0 Taiti

Fontes: Gazeta do Povo, Uol

Créditos destaque: Christophe Simon/AFP