Iniciaram, nesta segunda-feira (16/01), as inscrições para o concurso do Magistério público estadual, que oferecerá 10 mil vagas a professores da Educação Básica. As provas devem ser realizadas em abril e as nomeações entre o segundo semestre de 2012 e o final de 2014, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, através do site www.fdrh.rs.gov.br. Uma das novidades é que não será possível se candidatar para uma cidade específica, mas, sim, à respectiva região de abrangência da Coordenadoria Regional de Educação (CRE/SEC). Assim, se for nomeado, o professor poderá ser designado para qualquer município da regional (CRE) em que se inscreveu. O concurso terá provas específicas, na área de conhecimento e habilitação que o docente pretende lecionar. Também existem vagas reservadas a cotistas: 10% a candidatos com deficiência; e 18% para negros. Dessa vez, além de vagas para Educação Básica e Profissional, o concurso visa a nomear professores para a Educação Indígena.

Quem busca uma colocação nessa seleção deve, ainda, atentar para os critérios do exame, pois, segundo o edital, serão eliminados os candidatos que não acertarem 60% das questões. E, para a classificação final, ganhará pontos quem obtiver melhor desempenho nas provas e nos títulos de qualificação (relacionados à habilitação pretendida).

As oportunidades de docência são nas áreas de Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Educação Básica, em suas etapas e modalidades; e Educação Profissional e suas Tecnologias.

Fonte: Correio do Povo

Créditos Destaque: Reprodução site 7segundos.com.br