Foto: Jeniffer Robaino

Tradicional na cidade, o Rodeio Internacional do Mercosul chega à 24ª edição. Uma realização do CTG Aldeia dos Anjos, com patrocínio e apoio de instituições locais, a atividade ocorre de 27 de novembro a primeiro de dezembro, no Parque Municipal de Eventos, localizado na RS 118 (Km 17). Este ano serão entregues mais de R$ 70 mil em prêmios nas provas artísticas, esportivas e campeiras. Shows e bailes também vão animar o público.

Gravataienses e sua ligação com o rodeio

Gabriel, Natiele, Rogério e Homero. Foto: Arquivo Pessoal

A atual edição da Evidência traz uma matéria especial sobre a ligação de alguns gravataienses com o rodeio. Uma das histórias mostra que o amor pelas tradições passa, muitas vezes, por gerações. Na Família Fonseca é assim. O aposentado Homero Francisco Fonseca participa do Rodeio Internacional do Mercosul desde a primeira edição e vê, com orgulho, que os familiares compartilham o mesmo sentimento pelas atividades campeiras. “O amor pela tradição gaúcha vem desde guri. Hoje, tenho muito orgulho da minha trajetória na lida por ver meu filho, netos e bisnetos seguindo meus passos. Sempre que posso, estou incentivando os pequenos, fiz uma vaquinha de madeira para ensinar cada detalhe do laço, como bolear e atirar uma armada. Para nossa família, o mês de novembro é sempre muito esperado por dois motivos, o primeiro, pelo Rodeio do Mercosul e, o segundo, meu aniversário, que geralmente é junto com o evento”, explica.

O motorista Rogério Alexandre Fonseca, também laçador, participa sempre que pode de rodeios e também comemora o fato de que a filha, Natiele, e o neto Gabriel Fonseca Mendes dão continuidade à tradição familiar. “Com oito anos comecei a laçar. São muitas lembranças da participação em eventos, assim como a conquista do 1º Troféu no Laço Prenda, depois Laço Pai e Filho e Laço Equipe. E o melhor de tudo é chegar no rodeio e estar cercada de amigos”, salienta Natiele, que é secretária substituta da Cultura, Esporte e Lazer. Ela relata que os sobrinhos Luca Vargas Lazzarotto da Fonseca, Miguel e Rafaela da Costa Fonseca Vargas também demonstram que seguirão esse caminho. Os pequenos são apaixonados por rodeios e cavalos.