Cachoeirinha é a cidade da Região Metropolitana mais bem colocada, depois de Porto Alegre, no Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), e a 15ª do Rio Grande do Sul. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) acompanha a evolução dos 5564 municípios brasileiros, além do resultado da gestão das prefeituras.

O IFDM é divulgado anualmente e leva em consideração três áreas de desenvolvimento: saúde, emprego e renda e educação, baseado nos dados declarados pelas prefeituras. Neste ranking em que Cachoeirinha é a 15ª colocada, os dados são de 2009.

Conforme o levantamento, o desenvolvimento da cidade é considerado moderado, por ter ficado em 0,7995. Se o índice ficasse acima de 0,8, o desenvolvimento seria considerado alto. Mas, ainda assim, o número é maior que a média estadual, que ficou em 0,7852.

O que diminuiu a nota de Cachoeirinha foi o quesito educação, único dos três indicadores que ficou abaixo de 0,8. Neste quesito, a média ficou em 0,6847. Em saúde, a média ficou em 0,8818 e em emprego e renda, 0,832.

Fonte: Firjan

Créditos Destaque: pauloamaral.blog.br