Além da capital, na região do Corede Metropolitano (Delta do Jacuí, outros oito municípios Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Triunfo e Viamão) já está disponível o sinal digital da TVE em alta definição. Na quinta-feira (27) foi inaugurado o novo Parque de Transmissores da Fundação Piratini, localizado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. O ato também marcou o início oficial da transmissão da TVE em tecnologia digital e em alta definição, além da instalação dos novos transmissores da TV e FM Cultura.

Os investimentos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a aquisição, unicamente, dos novos transmissores e obras estruturais no Morro da Polícia somaram R$ 2,5 milhões. A TVE atua com as mesmas características técnicas da TV Cultura, de São Paulo, sendo essas as duas únicas emissoras públicas a operar em sinal digital e em alta definição no país. Para o governador Tarso Genro, “um Estado moderno não pode funcionar sem a comunicação pública adequada, e a capacidade de resistência dos funcionários da fundação até este momento é um exemplo aos servidores públicos do Estado e do Brasil. Chegamos ao último bloqueio da recuperação das funções públicas do Estado”, completou.

Os novos equipamentos garantem que a TVE transmita em alta definição para 4 milhões de gaúchos de 60 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e arredores.

A rádio FM Cultura também terá seu alcance ampliado para 4 milhões de ouvintes da RMPA, que agora têm a possibilidade de sintonizar a emissora pública pela frequência 107,7 MHz. A FM Cultura também pode ser ouvida por meio de outros dispositivos, como celulares, tablets, smartphones e pelo site www.fmcultura.com.br, de qualquer lugar onde haja conexão com a internet.

 

 Como sintonizar a TVE digital:

Para sintonizar é necessário que o telespectador selecione o menu de TV digital (os que não têm reconhecimento automático) e realizem uma nova busca.

O canal da TVE no sistema digital é o 30, porém, os aparelhos interpretarão a informação mostrando o canal 7.1. Para os televisores que não possuem uma antena acoplada, é necessária a instalação de uma antena. Confira instruções abaixo:

Fora de Porto Alegre, deve ser usada antena externa. Para captar o sinal digital da TVE, pode-se utilizar uma antena tipo LOG periódica, direcional, tendo que ter sua parte frontal (mais fina) apontada para a origem do sinal (Morro da Polícia, no caso de Porto Alegre). Em situações onde o local de recepção seja próximo ao local de origem do sinal, pode ser utilizada a antena interna. Havendo dificuldade para captação do sinal, é recomendável posicionar a antena em locais como sacadas ou áreas de serviço (protegidos).

Considera-se como próximo ao local de geração a cidade de Porto Alegre e os municípios da Região Metropolitana, de onde se possa avistar o Morro da Polícia com facilidade.

Outra forma de captar o sinal da TVE Digital é por meio do ONE-SEG, serviço destinado aos aparelhos móveis: celular, GPS, tablets, entre outros. Usando a Net, a TVE pode ser sintonizada pelo canal 7.

 

Fonte: Secom RS

Crédito destaque: Sxc.hu