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O alerta é feito com frequência, mas ainda tem muita gente que não leva em consideração a importância da prática de atividades físicas e esportes no cotidiano. O Ministério da Saúde aponta que o sedentarismo está associado ao surgimento de várias doenças, sendo o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Dados de 2017 mostram que três a cada 100 mortes, no país, podem ter sido influenciadas por hábitos sedentários. Cada vez mais, faz-se necessário enfatizar que as atividades físicas beneficiam mente e corpo, tendo vantagens que vão além do mantimento ou perda de peso. Elas ajudam a reduzir o risco de hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral, câncer de mama, depressão, bem como são ótimas ferramentas para diminuir o estresse e estimular o convívio social.

Na Revista Evidência de fevereiro, a seção Saúde aborda esse tema. Na matéria, o educador físico Junior Damiani apresenta algumas dicas para quem deseja iniciar a prática de exercícios:

1 – Organize-se:  Coloque em sua agenda semanal e estabeleça uma meta fácil de ser cumprida. Ao organizar os horários e definir essa prática como parte da sua rotina obrigatória, fica mais fácil manter o foco.

2 – Arrume uma companhia: Vencer a preguiça acompanhado pode ser mais fácil. Por isso, combine com um amigo animado e que tenha foco. O incentivo mútuo certamente vai facilitar a tarefa nos dias muito quentes e gelados.

3 – Escolha o melhor horário: Como as temperaturas estão mais baixas no inverno ou muito quentes no verão, quem tiver uma agenda flexível pode malhar nos momentos mais agradáveis do dia.

4 – Teste novas atividades: Um novo desafio pode ser o que falta para que você saia debaixo do cobertor ou do ar-condicionado no verão.  Aproveite a época ou a estação para experimentar uma nova modalidade!  Além de ser muito interessante para o corpo, pode fazer um grande bem para a sua saúde emocional. Só lembre de consultar com um profissional de Educação Física para certificar-se de que a atividade escolhida é recomendada para você!

5 – Prepare a playlist: Tudo com música fica mais agradável, não é mesmo? Por isso, prepare aquela playlist bem animada e viva o movimento!

*Outros conteúdos relacionados ao tema e mais dicas poderão ser conferidos na Evidência de fevereiro.