A onda de manifestações que vive o país desde o mês passado tem recebido apoio em cidades de todos os continentes do globo. Os eventos, geralmente organizados pela rede social Facebook, acontecem tanto em grandes metrópoles, como Londres, quanto em pequenas cidades. 

No dia 18 de junho, por exemplo, cerca de 100 pessoas reuniram-se na praia principal de Byron Bay, cidade australiana com cerca de nove mil habitantes, para realizar um ato de solidariedade aos protestos brasileiros. O evento, organizado através do Facebook sob o nome Support a fair and better Brazil (Apoie um Brasil justo e melhor), lembrou as maiores causas de revolta da população brasileira, como a falta de investimento em saúde, a corrupção e o alto valor das passagens do transporte público.

Participaram da manifestação ativistas locais e estrangeiros. Devido aos cursos de inglês, Byron Bay recebe jovens de diversas partes do mundo, que fixam residência na cidade por alguns meses. Muitos cartazes foram feitos para o protesto, que contou também com a execução do Hino Nacional. “Foi muito bacana. No final, todos deram as mãos e gritaram frases de apoio ao Brasil”, relata a jornalista Laila Dubina, que está na cidade a estudos.

Créditos destaque: Laila Dubina