A Prefeitura, através da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN), realizou, na tarde de quarta-feira (17/09), o segundo encontro da oficina preparatória para as escolas que desejam participar do 15º Festival de Teatro Estudantil de Gravataí (FESTIL). O encontro ocorreu no auditório da 28ª CRE, das 13h às 17h, quando os interessados receberam de Mariana Vellinho, Glau Barros e Rodrigo Westeuser noções de improvisação, figurino e sonoplastia.

A atriz, cantora e figurinista Glau Barros explicou como adequar o material que já se tem em mãos, preparando-o para utilizar no que é desejado. “Às vezes, com um pouco de criatividade e reciclando o que se tem, se consegue realizar belos figurinos gastando quase nada”.

A coordenadora de artes cênicas da Fundarc, Izabel Cristina da Silveira, ressalta que o objetivo principal da oficina é dar apoio aos professores e preparar as escolas para o 15º FESTIL, que acontece de 19 a 21 de novembro no Teatro do SESC de Gravataí, localizado na Rua Anápio Gomes, 1241, Centro. “Estamos com uma expectativa muito boa, pois as escolas estão bem interessadas e se mobilizando para participar do Festival Estudantil de Teatro. Queremos que isso dê sustentação para que ele ocorra de uma forma efetiva, já que há cinco anos não temos uma edição do FESTIL”, explica Izabel.

Oportunidade

Izabel destacou que mais uma oportunidade para as escolas que irão participar do FESTIL é o Caminhos Cênicos, uma oficina de teatro, circo e dança destinada aos grupos participantes do Festival Estudantil de Teatro de Gravataí e à comunidade em geral. A realização é da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN). Ocorre nos dias 18 e 19 de outubro no Teatro Ernesto Fonseca, localizado na Rua Otávio Schemes, 300, no Bairro Barnabé.

Mais Informações sobre os Caminhos Cênicos pelo fone: 30471523 / 8429-0460 (com Gerson).

Festival de Teatro Estudantil (FESTIL)

FESTIL é um festival teatral que tem como público alvo estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas municipais, estaduais e privadas de Gravataí.

O objetivo principal é fomentar as artes cênicas no município, incentivando a formação de profissionais e de grupos de teatro dentro da rede escolar. Além de promover um intercâmbio cultural entre as escolas e estudantes do município e possibilitar a formação de plateia qualificada para as artes cênicas, a partir do envolvimento da comunidade escolar no processo de criação artística das escolas envolvidas.

As escolas interessadas deverão realizar sua inscrição prévia, podendo inscrever mais de um espetáculo. Cabe à Coordenação do Festival a seleção dos participantes. Os espetáculos concorrentes deverão ter formato de esquete teatral, com duração mínima de 15 minutos e no máximo 30 minutos, com classificação indicativa livre. Serão selecionados no máximo 14 espetáculos. As apresentações das esquetes serão nos seguintes horários: manhã (às 9h30 e 10h30), tarde (às 14h30 e 15h30min) e noite (às 20h).

A inscrição será efetivada através da entrega da documentação exigida, em envelope lacrado, de segunda à sexta, das 9h às 18h, pessoalmente ou através dos Correios, no seguinte endereço:

Fundação Municipal de Arte e Cultura de Gravataí (Fundarc)

Departamento de Artes Cênicas

Rua Antonio Donga, 15 – Bairro Centro – Gravataí/RS

CEP: 94035-270

Fonte: gravatai.atende.net

Créditos destaque: DCS/PMG