No dia 28 de novembro, o professor da ULBRA Gravataí David Cafruni foi homenageado na 4º edição do Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler por suas ações em defesa do meio ambiente. Realizado no Clube Farrapos, em Porto Alegre, o evento teve o objetivo de reconhecer e incentivar os projetos e trabalhos ambientais e socioambientais desenvolvidos por organizações públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

Em seu discurso, Cafruni ressaltou sua trajetória como docente da ULBRA e compartilhou a conquista do prêmio com pessoas que contribuíram com os projetos ambientais. “Muitas pessoas apoiaram, direta ou indiretamente, a concretização de uma obra que tem a finalidade fundamental de formar cidadãos conscientes, comprometidos, responsáveis e integrados em uma proposta que visa, acima de tudo, a melhoria da qualidade de vida de todos os seres”, destacou.

Além de professor de Matemática Financeira no curso de Administração da ULBRA Gravataí, Cafruni é assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeirinha e ministra palestras em escolas e empresas de todo o país. Também atuou como secretário de Meio Ambiente de Cachoeirinha e foi coordenador do Programa Ambiental Esfera Azul, da ULBRA. Foi membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e desenvolveu trabalhos técnicos na Alemanha, França, Itália e Portugal com ênfase em meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Organizado pela Revista Ecologia & Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), o Prêmio Mérito Ambiental Henrique Luiz Roessler acontece anualmente. O destaque é concedido a empresas, indústrias, cooperativas, sindicatos, associações, instituições educacionais e comerciais, federações e órgãos de gestão estadual e municipal.

Prestigiaram o evento o egresso do curso de Ciências Biológicas da ULBRA Gravataí e primeiro acadêmico orientado pelo professor Cafruni, Valter Tavares Nunes, além de autoridades e representantes de indústrias, instituições educacionais, prefeituras e personalidades cujas iniciativas estão relacionadas à preservação, recuperação e melhoria do meio ambiente no Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Ulbra Gravataí

Créditos destaque: Divulgação