Foto: Douglas Glier Schütz/PMG

As Unidades de Saúde da Família (USF) Breno Garcia e Cohab C tiveram um sábado movimentado. O dia 19 de setembro foi marcado pela primeira etapa do programa Testar Gravataí na sua Comunidade, realizado pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Saúde. A ação oferece, gratuitamente, o teste para a detecção de anticorpos para SARS-Cov2. Ao todo foram 500 coletas, que serão encaminhadas para análise. O resultado será entregue na próxima semana.

A coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE), Tatiane Silva, explica que serão realizadas mais três dias de coleta em cinco unidades de saúde. “Ao todo, serão quatro finais de semana que a população será testada. É importante que as pessoas façam a inscrição no site disponibilizado pela Viemsa (Vigilância Municipal em Saúde), só assim elas poderão fazer a coleta.”

Crianças a partir dos dois anos e adultos podem fazer o teste, desde que assintomáticos e que nunca tenham realizado teste do coronavírus. Tatiane lembra que é essencial o comparecimento daqueles que fizeram o cadastro. “Como temos um número limitado de vagas, é importante que todos se dirijam a unidade de saúde para fazer a coleta. Não é possível cancelar a inscrição e abrir lugar para outra pessoa. Se alguém entra no site, faz o cadastro, mas não comparece, essa pessoa está tirando a vaga de alguém que também gostaria de ter feito o teste.”