Uma nova espécie de borboleta foi encontrada no Rio Grande do Sul, na região denominada Campos em Cima da Serra, na Mata Atlântica gaúcha, por pesquisadores da Unicamp e da UFRGS.

O exemplar foi encontrado durante expedição feita à Floresta Nacional de São Francisco de Paula, em 2009, e foi batizado de Prenda Clarissa – o gênero é uma homenagem à mulher gaúcha e o nome da espécie remete ao livro do escritor sulista Érico Veríssimo.

Descrita recentemente na revista científica “Neotropical Entomology” pela equipe de biólogos do laboratório de ecologia e sistemática de borboletas da Unicamp, a espécie de cor marrom foi identificada como nova a partir de uma observação detalhada de especialistas. “Reparei que ela tinha um jeito diferente. O padrão de ocelos (chamados de falsos olhos e que ficam na parte inferior das asas das borboletas) era diferente. É provável que esta espécie seja endêmica da região, porém, temos que pesquisar mais detalhes”, disse Cristiano Agra, doutor em Biologia Animal e um dos responsáveis pela descoberta.

Fonte: G1

Créditos Destaque: Divulgação / André Freitas