Precaução: higienização das mãos com álcool gel é recomendada pelos profissionais da saúde. Foto: Divulgação/Sogil

No final da tarde de quarta-feira (18/3), durante uma transmissão ao vivo, numa rede social, o prefeito Marco Alba anunciou novos decretos com recomendações para o enfrentamento do novo coronavírus. Os decretos já foram publicados no Diário Oficial. Uma das medidas implementadas foi a criação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do Município de Gravataí, cujas competências são o planejamento, organização, coordenação, controle e autorização das ações a serem desenvolvidas. O grupo é formado por autoridades municipais e profissionais da saúde.

Uma das recomendações é o fechamento do shopping e centros comerciais, à exceção de farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, supermercados, restaurantes e locais de alimentação nestes estabelecidos, bem como espaços de circulação para acesso aos mesmos. Também é recomendada a suspensão das atividades nos teatros, museus, centros culturais, bibliotecas e cinemas, assim como academias e clubes sociais. Para restaurantes, bares, lanchonetes, comércio e serviços em geral, a principal orientação é adotar as medidas de higienização e prevenção.

Providências no transporte coletivo urbano, táxis e realizado a partir de aplicativos também estão previstas em decreto. Em conformidade com as determinações, a Sogil afirma que tem reforçado a higienização nos veículos. A empresa aponta, ainda, que cada ônibus vai disponibilizar álcool gel para passageiros e funcionários. O produto também será disponibilizado, em períodos de maior fluxo, em terminais com grande circulação de pessoas, como as paradas do Hospital Dom João Becker, da antiga Rodoviária, do supermercado Carrefour e do chamado Paradão, localizado na Rua Coronel Sarmento.