Serviço funciona de segunda a sexta, das 8h30min às 16h30min. Foto: Paloma Vargas/Prefeitura de Gravataí

Para conter o avanço do coronavírus no município, a Prefeitura tem implantado várias ações, entre as quais, a desinfecção de espaços de grande circulação, a paralisação de diversas atividades, os plantões de comunicação e a orientação para que só saiam de casa as pessoas que realmente precisam. Outra medida foi a criação do Disk Corona Gravataí para tirar dúvidas da comunidade sobre o vírus que tem alterado a rotina em todos os cantos do mundo. O serviço atende pelo 0800-676-4944 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min. “A informação é uma grande aliada. Estamos vivendo um momento delicado e ainda temos que lutar contra as fake news. O 0800 foi pensado para isso, são profissionais capacitados, da área de saúde, incluindo médicos, que dão orientação a quem está do outro lado da linha”, diz o secretário da Saúde, Jean Thorman.

Os atendimentos são realizados com foco na população, mas também está disponível para os profissionais da saúde. As principais dúvidas que estão sendo esclarecidas são em relação aos critérios de notificação e coleta. A orientação sempre é baseada na gravidade dos sintomas relatado na ligação. Os sintomas leves devem ser inicialmente observados e, se houver piora, devem ser avaliados na unidade de saúde de referência. Apenas casos graves devem ser avaliados em serviços de urgência e emergência. “Esse fluxo é importante para não sobrecarregar os sistemas de saúde e para que possamos atender as demandas da melhor maneira possível”, explica o secretário.

Na noite de terça (24/3), o prefeito Marco Alba confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade. Outras 15 notificações seguem em investigação. Já foram descartados 23 casos.

Fonte: Prefeitura de Gravataí