Pais e mães com deficiência auditiva agora têm acesso ao diário digital Daily Baby (www.dailybaby.com.br), que permite o registro e o acompanhamento da vida de recém-nascidos até a idade adulta. No portal é possível fazer a inserção de fotos e vídeos e uma série de outros dados – formando históricos de hábitos, saúde e educação da criança. A novidade se dá pela parceria com a startup HandTalk, cujo sistema de tradução online da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “o melhor aplicativo social do planeta”.

“O Brasil possui 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva ou surdez total, segundo o último senso do IBGE/2010”, informa Anderson Gomes, sócio-diretor do Daily Baby, que já há algum tempo buscava desenvolver uma funcionalidade que permitisse acesso à essa parte da população ao portal. “Pessoas com deficiência auditiva também têm filhos e não faria o menor sentido que a nossa plataforma não promovesse a inclusão”, justifica.

Colaboração entre startups

Anderson informa que a partir de uma conversa sobre o assunto acabou sendo apresentado ao diretor da HandTalk e conhecendo o sistema. “A sinergia foi imediata e a empresa tinha exatamente aquilo que buscávamos implementar”, revela.

“Em resumo, nós traduzimos e implementamos o conteúdo em Libras a partir do conteúdo de texto, vídeo ou foto do Daily Baby, para que os surdos possam receber a informação em sua língua oficial, visto que mais de 70% das pessoas surdas não compreendem a Língua Portuguesa corretamente e necessitam, exclusivamente, da Libras para se comunicar”, explica Carlos Wanderlan, Diretor Técnico (CTO) da Hand Talk.

Como funciona?

Por meio de um simpático intérprete virtual, o personagem 3D chamado Hugo, a utilização da solução torna-se totalmente interativa e de fácil compreensão. Basta acessar o ícone de surdez no lado direito da página principal do Daily Baby, baixar o aplicativo e começar a usar, selecionando a informação desejada, que imediatamente é traduzida para Libras.

Fonte: Middle Comunicação Integrada

Créditos destaque: Sxc.hu