Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais mostraram que o desmatamento da Amazônia caiu 53,6%, em julho deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A queda reverte uma trajetória de alta identificada em meses anteriores e iniciada entre março e abril, quando o desmatamento da floresta subiu 472,9 por cento na comparação anual.

Floresta Amazônica

Os solos da Amazônia são produtivos por apenas um curto período de tempo, o que faz com que os agricultores estejam constantemente mudando-se para novas áreas e desmatando mais florestas. Estas práticas agrícolas levam a extensos danos ambientais. Segundo o relatório Assessment of the Risk of Amazon Dieback, feito pelo Banco Mundial, cerca de 75% da floresta pode ser perdido até 2025.

A Amazônia brasileira compreende 3.581 km², o que equivale a 42,07% do país. A grande bacia fluvial do Amazonas possui 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e é recoberta pela maior floresta equatorial do mundo, correspondendo a 1/3 das reservas florestais da Terra.

Fonte: G1, Wikipedia e Web Ciência

Créditos Destaque: Turismo Acre