Registro de Valéria com os filhos e o esposo, Betão (in memoriam). Foto: Arquivo Pessoal

Em seus 35 anos de circulação, a Evidência apresentou, diversas vezes, relatos e fotos de viagens. Em muitas ocasiões, também mostramos a história de quem viveu em Gravataí, mas acabou se mudando para outro estado ou país. Mesmo distantes da Aldeia, vários gravataienses seguem acompanhando as publicações e recordam com carinho dos bons momentos vividos por aqui. Nesta quinta-feira (17/9), encerramos a primeira parte de uma série com a participação de pessoas que fazem parte da história da Evidência e, atualmente, residem em outra cidade.

Foto: Arquivo Pessoal

Há 23 anos, a orientadora educacional aposentada Maria Valéria Noronha de Medeiros (63) se mudou para Fortaleza, no Ceará, onde a família iria abrir uma filial da empresa. Por 21 anos, residiu na cidade e de lá partiu para Wellington, nos Estados Unidos. Designer de sobrancelhas e micropigmentadora, ela admite que preserva ótimas recordações do período em Gravataí. São maravilhosas as lembranças das escolas Barbosa Rodrigues e Dom Feliciano, onde estudou; da Igreja Matriz, na qual fez a primeira comunhão e participou de movimentos e ações sociais; do Paladino Tênis Clube e da Sociedade Orquidófila de Gravataí (Sogra) que sediavam divertidos eventos. No município, formou sua família ao lado de Roberto Medeiros, o Betão (in memoriam), e fez muitas amizades, que, apesar da distância, permanecem com lugar especial no coração. Ela tem dois filhos, Ana Paula (40) e Guilherme (35), e uma neta, Gabrielle (3).

Quando a pandemia passar, Valéria planeja visitar familiares e amigos que vivem aqui. São eles, aliás, que a mantém informada sobre a cidade. Muitas vezes, folheou a Evidência e se interessou pelas histórias de algumas pessoas e também acompanhou a participação do esposo em algumas edições. Ela e Betão foram casados por 39 anos. “Eu aprendi que aqueles que amamos não morrem, apenas parte antes de nós. A saudade do meu amor é grande demais, às vezes dói, mas quando olho para o céu, sinto que ele está me acompanhando”, declara emocionada.