Entre os dias 26/01 e 04/02 será promovida a Semana de Limpeza do Rio Gravataí, com abertura prevista para as 14h, nas imediações do Clube Caça e Pesca, no Parque dos Anjos. O show de lançamento da campanha “Amigo do Rio Gravataí” será no mesmo dia, às 21h, no Parcão da cidade, com o grupo Os Serranos.

Na semana especial serão realizados mutirões diários de limpeza nas margens do manancial, reunindo autoridades, convidados e comunidade. A iniciativa ocorre há 13 anos e conta com a utilização de barcos, máquinas e caminhões.

Doação de contêineres

Com o objetivo de colaborar com a preservação do meio ambiente, o projeto rotariano Aguapé, aliado ao Rotary Club da Inglaterra, doará ao município dois contêineres. Financiada com verba internacional, a iniciativa tem apoio dos Rotarys de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Porto Alegre e a entrega acontecerá na próxima quinta-feira (26/01).

Segundo o coordenador-geral do Projeto Aguapé, Silvio Ourique, os donativos serão entregues também em Cachoeirinha e Alvorada. “Cada uma destas cidades irá receber dois contêineres para auxiliar no recolhimento de resíduos sólidos e lixo. Eles serão colocados em locais onde as prefeituras acharem adequados”, salienta.

Além desta ação, o Projeto Aguapé participa de outras maneiras da campanha. A partir do próximo dia 26, serão entregues cerca de 500 litros de combustível a ser utilizados nos barcos que trabalharão durante o evento e uma prensa hidráulica para ser utilizada por catadores de material reciclável. Também será doada uma fossa séptica completa a ser instalada em uma área de preservação permanente no Parque dos Anjos. O projeto-piloto irá contemplar 11 residências e mais de 40 moradores.

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Créditos Destaque: Bruna de Bem – SECOM/PMG