A Trensurb e a Metroplan assinaram, ontem (21/11), termo de compromisso de cooperação técnica para a implementação da operação em conjunto entre os sistemas de bilhetagem eletrônica dos trens e dos ônibus metropolitanos. A iniciativa permitirá o início da colocação dos equipamentos que irão possibilitar o uso do cartão SIM, da Trensurb, nos ônibus metropolitanos integrados com o trem e, da mesma forma, o uso do cartão TEU para custear a passagem do metrô.

Com isso, se estabelece o Sistema Integrado de Mobilidade Urbana na Grande Porto Alegre, beneficiando 1,7 milhão de pessoas. Para o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, trata-se de mais um passo importante para a empresa na implantação de seu sistema de bilhetagem eletrônica, com operação em conjunto e integração tarifária com os transportes coletivos da região Metropolitana.

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, informou que as duas empresas trabalham para que o sistema esteja em pleno funcionamento até o início do ano letivo de 2012, no final de fevereiro. Cerca de 90 mil dos 180 mil usuários diários dos trens serão beneficiados. O bilhete TEU funciona em todas as linhas metropolitanas das empresas Sogil, Vicasa, Transcal, Evel, Guaíba, Itapuã, Soul, Viamão, Citral (exclusivamente da linha Taquara/Parobé) e das linhas urbanas de Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Viamão e Alvorada. Com quase quatro anos de operação, mais da metade dos usuários que circulam em Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul e Glorinha já utilizam o bilhete eletrônico.

Fonte: Correio do Povo

Créditos Destaque: divulgação / trensurb / cp