O Programa de Controle Populacional de Cães de Rua está disponibilizando 2,5 mil castrações gratuitas através de ONG’s protetoras de animais, As entidades fazem o mapeamento dos animais nos bairros e informam ao Canil Municipal que, por sua vez, avalia e determina as castrações. Pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que usufruam de benefícios sociais e que têm cães, especialmente, que podem ser castrados, terão acesso aos procedimentos.

“Há uma preocupação da administração municipal com os animais abandonados. Por isso buscamos diminuir o índice, que é elevado. E a castração em massa é uma forma de controlar este problema”, explica a diretora-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), Cláudia Costa.

Segunda passada, dia 3, cerca de 150 cães do Loteamento El Cadiz foram encaminhados para castração. Os animais são levados em um dia e devolvidos aos seus donos no outro. Interessados podem obter informações pelo telefone 3486.0229, ou pelo e-mail canil.fmma@gravatai.rs.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Créditos destaque: Freeimages