Realizados após as Olimpíadas, os Jogos Paralímpicos são um exemplo de superação e integração social e esportiva para deficientes físicos. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional, iniciou no dia 29 de agosto e encerrou no último domingo (09/09).

Na cerimônia de encerramento, a bandeira do Comitê foi entregue a Eduardo Paes, Prefeito da sede do próximo evento, o Rio de Janeiro. As atrações tiveram ares brasileiros, com direito a coreografia do funk Batalha do Passinho, show de Carlinhos Brown e Paralamas do Sucesso, roda de capoeira e muito samba. Coldplay, Rihanna e Jay-Z foram os artistas internacionais que participaram da festa.

A Paralimpíada de Londres 2012 contou com a participação de mais de cinco mil atletas de 150 países. Os brasileiros conquistaram 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze. O Brasil ficou em 7º lugar no quadro, com 43 medalhas conquistadas. Nos jogos de Pequim, em 2008, o país ficou na 9ª posição.

Os Jogos tiveram sua primeira edição em 1960, em Roma, na Itália, com as modalidades de esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha. Em 2012, foram disputados vinte esportes paraolímpicos, sendo eles: Atletismo; Basquete em cadeira de rodas; Bocha; Ciclismo; Esgrima em cadeira de rodas; Futebol de cinco jogadores; Futebol de sete jogadores; Goalball; Levantamento de peso; Hipismo; Judô; Natação; Remo; Rugbi em cadeira de rodas; Tênis em cadeira de rodas; Tênis de Mesa; Tiro; Tiro com arco; Vela e Voleibol.

Fonte: Portal Terra
Créditos destaque: Fernando Borges/Terra