Nesta manhã, às 11h25min (horário local), o papa Francisco desembarcou no Aeroporto de Roma Ciampino, na Itália, depois de participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

Após a chegada, deixou a seguinte mensagem em sua conta no Twitter (@pontifex_pt): “Estou de retorno a casa e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!”

Ontem, o pontífice também publicou uma mensagem de agradecimento através da mesma rede social: “Agradeço profundamente a todos aqueles que trabalharam para o sucesso da JMJ e abraço vocês todos, os participantes”, disse. O encontro terminou ontem (28/7), com uma missa para mais de três milhões de pessoas em Copacabana.

No discurso de despedida, ontem à noite, o papa disse que deixava o país com saudades de tudo o que viveu durante a semana que passou. “Dentro de alguns instantes, deixarei sua pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes, essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, deste povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso”, comentou o pontífice, que terminou seu discurso dizendo “até breve”, em uma confirmação de que pretende voltar ao país em 2017.

Fonte: Agência Brasil

Créditos destaque: Tania Rego / ABr