Com o auditório lotado, o Cesuca – Faculdade Inedi, recebeu, na noite dessa terça-feira (8), o Sócio e Diretor de Planejamento da Agência Duplo de Porto Alegre, Marcelo Lubisco, que palestrou sobre o tema “Marketing e Comunicação: Se você não faz parte da solução, você faz parte do problema”. Mais de 300 pessoas participaram do evento, entre acadêmicos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Comércio Exterior e professores do Cesuca, empresários, consultores e demais interessados. O encontro foi organizado pela Talentus Empresa Júnior Cesuca.

Conforme Marcelo Lubisco, as pessoas que trabalham com o marketing, especialmente agências de comunicação, devem priorizar o relacionamento com os clientes. “Isso é definitivo e fundamental para a realização de bons negócios”, afirmou.

Contratar pessoas que te desafiem significa que a equipe não precisa ser especialista, mas entender de comunicação. Marcelo afirmou que o papel do Marketing deve ir além das Campanhas. “O todo é mais importante que as partes”, salientou.

Para resultados promissores, é fundamental que a empresa confie na agência e ter certeza que a equipe entende muito de comunicação. “A estrutura tem que estar completa, formada por profissionais com responsabilidades específicas”, completou.

De acordo com Lubisco, a forma mais poderosa de gerar memórias no marketing é por meio da emoção. “No universo da comunicação, nada é mais valioso do que a atenção das pessoas”, enfatiza. A pesquisa aprofundada na comunicação da concorrência é um bom caminho, de acordo com o especialista.

Para a construção da marca, Marcelo considera importante o estudo e a prática. Atuar o mais cedo possível em sua área e conhecer pessoas de marca foi o conselho do palestrante aos acadêmicos. “O profissional de marketing tem que saber escrever bem e ler muito”, acrescentou.

Outro aspecto fundamental para o marketing é a produção de um bom briefing, considerada a ferramenta obrigatória que traz os reflexos dos objetivos da empresa. Este deve considerar os objetivos, as informações, o conhecimento de público, o mercado disponível e as políticas da empresa. 

É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente. Lubisco citou três afirmações sobre o briefing, “como uma atividade criativa e inspiradora, a estruturação, e se você não gosta de briefing, você não gosta de marketing”, comentou.

Entre as etapas importantes de um planejamento, é essencial ter o posicionamento definido da marca. Esta parte visa orientar o plano de comunicação da marca, chamar atenção dos consumidores e despertar a concorrência. “Uma boa agência deve ser um facilitador na busca da materialização do posicionamento”, alertou o diretor.

Marcelo Lubisco acredita que para atingir resultados significativos, as estratégias de marketing devem estar inseridas nos próprios canais da marca e que as redes sociais são oportunidades de troca, e de interação. “É necessário o conhecimento profundo e respeito ao poder da comunicação”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Cesuca

 

Créditos destaque: Agência Duplo