Pesquisa divulgada na manhã desta sexta-feira (27/04), pelo IBGE, aponta que a maioria dos motoristas gaúchos (58,6%) que utilizam automóvel, leva entre meia hora e uma hora no trânsito, por dia. Os elementos são justificados, pois, segundo o levantamento feito pelo IBGE, mostra que 10% dos gaúchos trabalham fora de seu município de residência, justificando as estatísticas dos dados apurados.

A análise, que não era feita desde 2000, incluem informações nacionais sobre educação, trabalho, rendimento e outras categorias. Entretanto, desta vez, foram incluídos dados sobre o trânsito, especificando o tempo de casa até o trabalho.

Devido à dificuldade de mobilidade urbana, em 2010, foi constatado que cerca de 70% dos gaúchos tinham carro ou moto para uso particular, fazendo com que, no decorrer dos anos, crescesse gradativamente. Contudo, em comparação ao Estado de São Paulo, o RS mostra números bem abaixo da média. Enquanto 16% das pessoas que moram no estado perdem mais de uma hora para chegar de casa até o trabalho, apenas 8,7% dos paulistanos ocupam esse tempo.

Fonte: Zero Hora

Créditos: ClicRBS