Para repetir o desempenho do ano passado e vencer pelo segundo ano consecutivo o Dia do Desafio, Gravataí começou a mobilização no primeiro minuto desta quarta-feira (28), reunindo cerca de 400 pessoas para a Caminhada Noturna. Dissipada a cerração e aos primeiros raios de sol, a população começou a ocupar a Praça Borges de Medeiros, na frente da Prefeitura Municipal, para participar da abertura oficial do evento.

A abertura oficial do Dia do Desafio ocorreu às 9h, com as presenças de secretários municipais, vereadores, entidades, núcleos esportivos e integrantes do governo municipal e do Sesc. O secretário Geral de Governo, Luiz Zaffalon, que representou o prefeito na cerimônia, destacou a importância do exercício físico. “Na terça-feira (27), lançamos o programa Saúde na Escola, quando ressaltamos a importância do exercício físico”, lembrou o secretário.

Zaffalon, utilizando o slogan da Campanha do Agasalho 2014 ‘Um ano sem usar! #tánahoradedoar’, falou o quanto é fundamental fazer exercício. “Um ano sem se exercitar, os músculo ficam atrofiados. Usar é uma questão de inteligência. Fazer exercício é ter uma vida saudável, o que diminui as filas nos postos de saúde”, comentou o secretário. Ele parabenizou os organizadores do Dia do Desafio pelo evento.

 

A data 

O secretário municipal de Esporte, Luciano Oliveira, aposta no engajamento da população para vencer o Dia do Desafio. A gerente do Sesc-Gravataí, Rita Fagundes, parabenizou a equipe da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, parceira da entidade na organização do evento e desejou um ótimo Dia do Desafio a todos.

Gravataí enfrenta neste ano a cidade chilena de Talca, município com um pouco mais de 200 mil habitantes localizado na região central do país andino. No ano passado os gravataienses superaram Nova Iguaçu, mobilizando 26,88% da população da cidade, contra 16,2% do município fluminense. Este ano, a exemplo de 2013, haverá ainda o desafio social, onde a meta é arrecadar 3 mil agasalhos.

O Dia do Desafio é uma atividade desenvolvida pelo Sistema Fecomércio e conta com o apoio da Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A data foi criada no Canadá, no inverno de 1983. A temperatura estava muito baixa e foi sugerido que todos saíssem de suas casas para uma caminhada de 15 minutos ao redor do quarteirão. Em 1995, a data foi introduzida no Brasil, através do Sesc/SP. O evento reuniu representantes de associações, imprensa, diretoria do Sindilojas, secretários, vereadores e integrantes do governo.  

Confira a programação do Dia do Desafio para esta quarta-feira

8h Café da manhã para autoridades e organizadores.

8h15 Abertura oficial com a Banda Municipal, hino e hasteamento da bandeira.

8h30 Inicio das atividades lúdicas, esportivas, e de lazer na Praça Borges de Medeiros. (Alongamento, ginástica, pingue-pongue, xadrez, dama, badminton, futebol, pula-pula e brincadeiras.

15h Encerramento do Dia do Desafio, e aula com a equipe Cooperativa do Corpo.

17h Entrega do troféu Desafio Social.

Baile de confraternização

 

Fonte: Prefeitura de Gravataí.

Crédito destaque: Thais Montin.