Na quinta-feira (14/07), a direção e professores do Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva (Cadop), apresentaram à comunidade escolar, empresários, profissionais da área, conselheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e representantes da 28ª Coordenadoria Estadual de Educação a proposta de criação de dois novos cursos técnicos.

A escola pediu o apoio de empresários da região para que os futuros estudantes possam realizar seus estágios, que deverão ter 400 horas. A previsão é que os novos cursos, de técnico em agrimensura e técnico em paisagismo, iniciem em 2012, assim que os trâmites legais estiverem finalizados.

O técnico em agrimensura está apto a realizar levantamento topográfico, dar suporte na área de levantamento em projetos de construção civil, urbanização, cadastro urbano e rural, locação de rodovias, curvas de nível, barragens e locação de loteamentos. Atua na divisão e na demarcação de terras e em perícias nas ações judiciais que envolvam sua área de trabalho. Ainda realiza o posicionamento terrestre e utiliza equipamentos eletrônicos para levantamentos hidrográficos, determinação de cortes e aterros e medição de terras.

O técnico em paisagismo participa da elaboração e da execução de projetos de paisagismo, organizando espaços e elaborando representações gráficas bi e tridimensionais. Esboça e define especificidades e características do espaço e dos objetos. Ainda presta serviços em estabelecimentos que vendem acessórios paisagísticos e mobiliários para exteriores.

Poderão cursar os técnicos os alunos concluintes do Ensino Médio. O Cadop está há 64 anos em Cachoeirinha.

Fonte: Cadop