Mari Araújo foi premiada entre as comunicadoras de rádio mais lembradas do RS. Foto: Arquivo Pessoal

Quando você ama o seu trabalho e realiza as atividades com muito carinho e dedicação, as recompensas são o reconhecimento profissional, a conquista de confiança, admiração e respeito do público e colegas. Em sua trajetória como radialista e colunista de jornal, a relações públicas Mariane Araújo (30) tem alcançado tudo isso. Em 2018, ela já havia recebido o Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento na categoria Revelação e agora está entre as três comunicadoras agraciadas com o Top of Mind 2020 Rio Grande do Sul. A premiação, promovida há 30 anos pelo Grupo Amanhã, foi concedida às marcas e profissionais mais lembrados pelos gaúchos em uma pesquisa desenvolvida entre os meses de abril e maio, em 33 cidades de sete regiões do estado. Os vencedores foram anunciados em outubro, em cerimônia online.

Foto: Arquivo Pessoal

Mari Araújo, que morou em Gravataí até os 27 anos, trabalha na Rádio 92 e no jornal Diário Gaúcho. Na emissora, apresenta cinco programas: Conecte 92 – 2ª edição, TOP 15, Fica a Dica 92, Sextou 92 e Domingão das Patroas. Na publicação impressa, mantém uma coluna sobre moda e comportamento feminino. No Prêmio Top of Mind, ficou na terceira colocação da categoria Comunicadora de Rádio, sendo lembrada por 3,5% dos entrevistados. Cris Silva, com quem apresenta o programa dominical, obteve o segundo lugar (3,8%), e a vencedora foi Rodaika, citada por 19,8% dos participantes da pesquisa. “São duas mulheres que eu admiro muito e construíram uma carreira sólida. Ambas são inspiração pra mim! Sinto muito orgulho por estar ao lado delas neste ranking”, destaca, acrescentando que espera continuar entre as profissionais mais lembradas do Rio Grande do Sul. “Além de ser gratificante, é extremamente motivacional, mostra que estou no caminho certo. É o reconhecimento do meu trabalho perante ao público. Ainda tenho muito o que conquistar e vou seguir entregando o meu melhor para atingir os objetivos que ainda não alcancei.”

O percurso da porto-alegrense no rádio iniciou no Grupo RBS, em 2012. “Comecei na saudosa Rádio Cidade, migrei para a Farroupilha, onde tive a oportunidade de trabalhar com dois grandes nomes da comunicação, Sérgio Zambiazi e Gugu Streit. Depois, em 2018, recebi o convite para integrar o time de comunicadores da Rádio 92, uma das mais ouvidas da Região Metropolitana”, conta. O trabalho como comunicadora inclui a atuação em mídias digitais, através das quais, assim como na emissora de rádio e no jornal, recebe o carinho do público. “É uma profissão desafiadora que diariamente me surpreende, seja com uma história nova de algum ouvinte ou pelas centenas de mensagens carinhosas que recebo nas redes sociais. E o mais legal é que a audiência já me relaciona com Gravataí, todos sabem do meu carinho pela cidade e, quando é alguém da Aldeia participando, sempre comemoro no ar. Eles já sabem! (risos) Minha família, meu namorado – Henrique Saltiel – e a maioria dos meus amigos são gravataienses”, comenta. Dedicada ao trabalho e aberta a novos desafios, Mari revela que almeja adquirir também experiência em TV.

Veículos premiados

Os dois veículos de comunicação nos quais a relações públicas trabalha foram premiados na mesma pesquisa. Segundo a comunicadora, toda a equipe, que é muito unida, vibrou com as premiações. A Rádio 92 foi a terceira Emissora de Rádio de Música mais citada pelos gaúchos (10,3% dos entrevistados), enquanto o Diário Gaúcho conquistou o segundo lugar da categoria Jornal (22,5%).

*Matéria publicada na Revista Evidência de novembro.