Gravataí formalizou sua adesão ao Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair), do Governo Federal.  O ato de assinatura do documento ocorreu nesta quinta-feira (20), em Porto Alegre, com a participação de Gravataí e outros 10 municípios, além de Santa Rosa e Santa Maria, que assinarão o documento posteriormente. Os municípios, conforme explicou a secretária adjunta de Assistência Social, Paola Almeida, terão, a partir de agora, três meses para elaborar um plano de trabalho.

Os encontros para montar o projeto reunirão o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário, Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e todos os órgãos ligados à criança e ao adolescente. “Cada município terá um comitê local que trabalhará em conjunto com o Estado e União no desenvolvimento do plano de ação para a implantação do serviço”, explicou Paola. 

A iniciativa, conforme destacou a secretária substituta, pretende sensibilizar a sociedade a partir do fortalecimento das redes locais que atuam no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Para isso serão utilizadas metodologias que vão desde a articulação política de cada município e a capacitação da rede de proteção até o monitoramento das ações previstas nos planos estaduais e municipais. “A sociedade não pode se omitir. Deve ligar imediatamente para o Disque 100 sempre que houver suspeita” esclareceu a secretária.

Os outros municípios que formalizaram a adesão ao programa do Governo Federal para implantar ações contra o abuso sexual são Porto Alegre, Viamão, Bento Gonçalves, Canoas, Gramado, Canela, Farroupilha, Lajeado, Rio Grande, Passo Fundo, Santa Rosa e Santa Maria. A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Cláudia Winter, a assistente social do Acolhimento Insitiucional Andrea Gianotti, e a conselheira tutelar Daniela Lipter participaram do evento.

Fonte: gravatai.atende.net/

Créditos destaque: Sxc.hu