A gaúcha Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, atualmente no Tribunal Superior do Trabalho (TST), será a nova ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi anunciada na última segunda-feira (07/11), pelo porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena. Rosa Maria foi indicada pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie, que anunciou a aposentadoria em agosto.

Conheça a nova ministra

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre. Aprovada em primeiro lugar em exame vestibular, ingressou em 1967 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, também em primeiro lugar, em 1971, como aluna laureada.

Inspetora do Trabalho do Ministério do Trabalho (DRT/RS) de 1975 a 1976, ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi professora da Faculdade de Direito da PUCRS no curso de graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1989/90, nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Convocada em maio de 2004 para atuar no Tribunal Superior do Trabalho, em 21/02/2006 tomou posse no cargo de Ministra deste Tribunal.

Fonte: Zero Hora

Créditos Destaque: Divulgação