Os 12 médicos cubanos, e os dois brasileiros graduados no exterior, que atuam no município de Gravataí pelo Programa Mais Médicos foram homenageados, na noite desta quinta-feira (20), com a realização de uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores da cidade. O presidente da Câmara, vereador Evandro Soares, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos médicos estrangeiros no município. A sessão solene foi proposta pelo vereador Dilamar Soares.

“A distinção que fizemos para essa homenagem não significa que olhamos estes médicos como profissionais diferentes dos brasileiros, apenas fazemos um reparo, em alusão à discriminação absurda feita em algumas cidades que receberam profissionais deste programa. Um médico brasileiro, um médico cubano, uruguaio, argentino, tem, na sua essência, o mesmo ideal de valor: salvar vidas, dar esperanças, devolver a dignidade. E é isso que esperamos de cada um destes médicos que estão atuando em Gravataí”, afirmou o vereador Dilamar, proponente da homenagem.

Em nome dos 14 homenageados, falou o Dr. Ihosavany Ojito Valdes. O cubano fez um discurso que emocionou a todos. “Estamos longe das nossas famílias, mas sempre nos sentimos acolhidos pela comunidade que atendemos, porque atendemos com amor. Esta homenagem foi histórica. Nem eu, tampouco algum dos meus colegas aqui, receberam uma homenagem como essa. Uma homenagem das maiores autoridades da cidade onde dedicam o seu esforço e vocação”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Jones Martins – acompanhado pelo secretário adjunto de saúde, Laone Guimarães – representou o Governo Municipal e o Prefeito Marco Alba na solenidade. A solenidade também foi prestigiada pelos servidores da saúde do município. A presidente da Associação dos Moradores do bairro Águas Claras, Marlene de Lima Rossbach, também prestou uma homenagem à coordenadora da unidade de saúde do bairro, Nadia Lúcia Alves, e aos médicos Andrés Rodrigues Guerrero, Ireido Cardoso Valladares e Yarelia Pupo Lores que atuam na localidade.

Os médicos homenageados foram: Andrés Rodriguez Guerrero, Hector Pablo Vila Acuna, Idalmis Coello Gonzalez, Idelina Olivares Suarez, Ihosavany Ojito Valdes, Iliana Natividad Gonzalez Portela, Ireido Cardoso Valladares, Maricela Osorio Zaldivar, Mariela Hernandez Garcia, Marisol Garcia Veloz, Yarelia Pupo Lores, Maria Teresa López Medijas e Tanara Guerra Silva. Destes, 12 são cubanos e dois brasileiros (um graduado na Argentina e outro em Cuba).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores de Gravataí

Créditos destaque: Divulgação