Nesta quinta-feira (06/06), o ministro do Desenvolvimento Agrário,Pepe Vargas, anunciou R$ 39 bilhões em investimentos voltados à agricultura familiar na safra 2013/2014. A fonte principal destes recursos, essenciais para as famílias que são responsáveis por 70% da produção nacional de alimentos, é o Programa de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), que contribuiu com R$ 21 bilhões.

Esse lançamento, além de marcar os 10 anos do plano para a agricultura familiar, mostra um crescimento positivo de 52%, permitindo nesse período que mais de 3,7 milhões de pessoas ascendessem para a classe média. Esse segmento também é responsável por 84% dos estabelecimentos rurais do País; 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e por empregar 74% da mão de obra no campo.

Conforme o ministro, a agricultura familiar é muito importante para o nosso país. “O Plano Safra transforma vidas e planta o futuro”, reiterando o que disse a presidenta Dilma Rousseff, na última terça-feira (04/06), durante a apresentação do Plano Safra. Vargas finaliza enfatizando que o governo espera que o agricultor familiar tenha mais produtividade, empreendedorismo, tecnologia e segurança. Além disso, outra parte dos recursos poderá ser utilizada para capacitar jovens e mulheres.

Fonte: Agência Brasil

Créditos destaque: Cristiane Serpa/Agência RBS