A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, faleceu no início da madrugada de hoje (13/03), em sua residência, na Capital. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas segundo informações da Polícia Civil, ela estava com familiares quando teria passado mal e desmaiado.

Natural de Porto Alegre, Márcia tinha 35 anos. Ligada ao movimento feminista, a assistente social foi chefe de gabinete da então deputada Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de Mulheres Viamonense Mariá, sócia-fundadora do movimento pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes do RS, secretária executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil e assessora técnica da comissão parlamentar do Congresso Nacional – que investigou redes de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes.  

No início de novembro, Márcia esteve em Cachoeirinha, no Cesuca – Faculdades Inedi -, como convidada especial em um evento sobre a violência contra as mulheres.

Fonte: Secom RS

Créditos destaque: Claudio Fachel/Palácio Piratini