Divulgação

No dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Imigrante Japonês no Rio Grande do Sul. Em alusão à data, neste sábado (15/8), será promovida uma live do Festival do Japão no estado. A transmissão será feita pelo YouTube e Facebook, a partir das 19h. Serão apresentados conteúdos exclusivos e destacados os melhores momentos das edições anteriores. A programação vai incluir atrações artísticas, depoimentos de autoridades e interações da comunidade japonesa e participações diretamente do Japão. O Anime Buzz, evento gaúcho para público jovem amante de anime e games, organizado pela Ninja Produtora, também integra a programação.

A edição online vai apresentar o seu novo mascote, o “gambázinho” caracterizado com vestimentas japonesas, anunciando “GanBAHTchê”. Ganbatte significa em japonês algo como “faça o seu melhor”, “se esforce”. Bah e Tchê são duas expressões utilizadas no estado. O Festival tem uma parceria com a Rede de Bancos de Alimentos do RS. Doações poderão ser realizadas através do QR Code disponibilizado para o evento.

*Informações da assessoria do Festival do Japão no RS.

Japoneses em Gravataí

Em 2020, a colônia japonesa de Gravataí completou 60 anos. Em janeiro, a data foi lembrada com a 60ª edição do Undoukai, que é uma gincana esportiva, com a participação de crianças e adultos. O encontro das famílias de japoneses e descendentes reuniu aproximadamente 100 pessoas, no Campo do Enkyosul, no bairro Neópolis. Foi na colônia japonesa que teve origem o Gravataí Dragons, time de softbol cuja história foi contada na edição de novembro de 2019 da Evidência.