O jornalista Juremir Machado da Silva foi o principal nome entre os presentes da noite da última terça (7) na 28ª Feira do Livro de Gravataí. Juremir, que também é historiador, professor e mestre em Sociologia da Cultura, falou sobre a história do país e muito de Getúlio Vargas, personagem recorrente em vários de seus 30 livros.

"Nasci em Santana do Livramento, na localidade de Palomas, e passei parte da minha infância em uma biblioteca. Aos 13 anos, escrevi meu primeiro livro. Lembro que o chamei de ‘O Vale da Morte’. Infelizmente acabei o perdendo, mas foi assim que iniciei meu aprofundando na literatura", contou o jornalista durante o bate-papo com o público da feira.

Juremir também revelou alguns dos motivos pelos quais ele se interessa em escrever momentos da história que já foram escritos anteriormente. É a sua “paixão por escrever”: “Sempre há pontos a serem contados. Em meu livro sobre a vida de Jango (João Goulart, ex-presidente do Brasil), descontruí as teorias de que ele teria sido assassinado. Isto é fabuloso. Poder escrever novos fatos, reescrever, recontar passo a passo os fatos”, explicou.

O historiador aproveitou para falar sobre sua nova publicação, que será “Segunda-feira, 14 de maio de 1888”. O livro deve contar a vida dos negros a partir da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no País.

O segundo dia de feira teve ainda a apresentação do músico Luciano Maia, com o disco instrumental “Janelas do Sul”. Para Luciano, o disco cria um elo entre a música regional gaúcha e o restante do mundo.

Confira a programação completa da Feira do Livro nesta quarta-feira

13h30 – Oficina de Primeiros Socorros em Restauração de Livros, Documentos e Fotografias, com Getúlio Xavier Osório (Museu Agostinho Martha)

14h – Bate-papo com o escritor Hermes Bernardi Jr. (Teatro da Feira)

14h10 – Sessão de autógrafos do livro "Bibis", com a Homenageada da Feira do Livro – a escritora Ester Polli (Espaço do Autor)

15h- Espetáculo teatral "As fantásticas aventuras de um menino que lia livros", com o Cia. de Teatro Destemperados (Teatro do SESC)

15h30 – Oficina CorDeLinha, com a AGIR (Biblioteca Pública Monteiro Lobato)

16h – Sessão de autógrafos do livro "Crianças vítimas de violência", de Sarita Amaro (Espaço do Autor)

17h – Contação de histórias com Guilherme Ferrêra (Teatro da Feira)

18h30 – Happy Hour com Diego Constante (Café da Feira)

19h – Oficina Leitura e Literatura na Era Digital – tema "Labirintos Sazonais" (Literatura infanto-juvenil), com Maurem Kayna Lima Alves (SESC)

19h30 – Bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Cláudia Laitano (Teatro da Feira)

20h30 – Show com Ian Ramil (Teatro da Feira)

Fonte: Prefeitura de Gravataí