Equipe em frente à lancheria na parada 79. Foto: Arquivo Pessoal

Há mais de 40 anos, um casal iniciava, em Gravataí, de forma ainda simples e despretensiosa o seu próprio negócio no ramo da alimentação. Marlene e Neri Passos começaram a vender seus deliciosos lanches nas imediações da parada 59, em 1977. O capricho e a qualidade não demoraram a apresentar bons resultados: a clientela foi crescendo de acordo com a fama que os comerciantes merecidamente conquistavam. Pouco tempo depois, a lancheria, até então conhecida como Xis do Neri, se mudou para um trailer ao lado do Hospital Dom João Becker, no Centro. Naquela época, o estabelecimento não tinha placas, não fazia publicidade, mas a situação mudou. O patrocínio para um bloco de Carnaval popular na Aldeia, o Bacurau, deu início a um novo ciclo na empresa, que recebeu esse nome e passou a investir na expansão dos negócios.

Gilmara com o esposo, Leandro, e o filho, Gabriel. Foto: Arquivo Pessoal

Os fundadores se aposentaram e, há 12 anos, passaram o comando do Bacurau Lanches para a filha, Gilmara dos Passos, e seu esposo, Bráulio Leandro De Facci. Ela tem 46 anos, é natural de Gravataí, formada em Relações Públicas com pós-graduação em Recursos Humanos, setor no qual também trabalha nas indústrias Dana, AGCO e IPS. Ele é natural de Caxias do Sul, tem 53 anos e trabalhava em Porto Alegre antes de se dedicar à empresa da família. Com a mesma dedicação de Marlene e Neri, o casal encarou o desafio de administrar a lancheria, que há 20 anos funciona na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 731, na parada 79.

Gilmara e Leandro mantiveram a tradição e os diferenciais no trabalho, comprometendo-se a atender os clientes da melhor maneira possível. “Temos clientes que já são a terceira ou quarta geração: os avós e pais lanchavam e, agora, são os filhos e netos que frequentam e solicitam nossa tele-entrega”, conta a empresária. Hoje em dia, o Bacurau tem sua clientela fiel e um cardápio com itens que se tornaram tradicionais, ou seja, estão na lista de preferências de grande parte dos clientes, caso do Bauru Filé, do Xis Carne e da Alaminuta. “Acredito que o nosso trabalho e a permanência do nosso negócio há mais de 40 anos é uma junção dos nossos esforços em buscar sempre qualidade, agilidade e eficiência ao preparar lanches e refeições, sempre visando ao melhor para nossos clientes”, afirma a RP.

Com otimismo, os proprietários do estabelecimento seguem buscando aprimoramento e pensam que a crise econômica do país, agravada pelo coronavírus, tem feito muitos empreendedores se reinventarem. “Acredito que a pandemia, apesar de todas as perdas e sofrimento, nos trouxe um aprendizado. No nosso caso, reaprendemos a pensar o nosso negócio: investir mais nas mídias sociais e delivery. Enxugamos gastos desnecessários e não deixamos de trabalhar e acreditar que tudo isso é passageiro, que vamos sair fortalecidos.  E, se Deus quiser, com saúde”, frisa Gilmara.

Bacurau Lanches 

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 731, parada 79

Telefones: 3488-4691 / 3256-8296

WhatsApp: 99882-0377

Facebook: Xis O Bacurau

Instagram: @xisbacurauoficial