As atividades programadas para a Semana do Horto Florestal Chico Mendes incluem desde palestras, oficinas, debates até apresentações musicais no próprio local. Conforme os organizadores do evento, a ideia é trazer a comunidade para dentro do horto a fim de que possam conhecer um pouco mais sobre o local e a importância de preservar o ecossistema presente. “Integrar a comunidade com a natureza é essencial para a conscientização do cuidado que devemos ter. Além disso, precisamos valorizar ainda mais esse espaço natural da nossa cidade”, afirmou João Paulo Scaramussa, coordenador do horto.

A programação iniciou ontem (22/10) com a abertura oficial do evento e apresentação de um recital com o Grupo Engrenagem, além de um vídeo sobre o histórico do local. As atividades seguem até quinta-feira (25/10), quando será exibido, às 9h, o documentário Forever Gaia. Produzido em 2007, o filme traz reflexões apresentadas pelo próprio Lutzenberger e depoimentos de pessoas que com ele conviveram. Para finalizar, terá um debate com a ambientalista Lara Lutzenberger.

O local

Um grande berçário de espécimes vegetais é o que ressalta aos olhos de quem visita o Horto de Cachoeirinha, situado no bairro Jardim Betânia. O local, fundado em 1989, abriga mais de 50 mil mudas de 480 espécies diferentes de plantas nativas, frutíferas, exóticas, medicinais e ornamentais, sendo algumas já raras na natureza.

O espaço, com cerca de 1,4 km², é composto por uma sementeira, que abriga mais de 12 mil mudas de plantas, além da área de crescimento das árvores. Possui ainda uma estufa, com capacidade para cinco mil plantas. Com ela, pode-se fazer o cultivo de espécies até no inverno, pois dentro do local a temperatura se mantém alta e com controle de umidade.

Também integram o Horto Municipal, o herbário de plantas medicinais, com mais de 90 tipos de chás, e o cactário, com diversas espécies de cactus. Outro importante espaço é a área de compostagem, para a produção de adubo natural. Neste local é feita a decomposição dos resíduos que se recebe da Prefeitura, como serragem, restos de madeiramento, além de restos orgânicos, para a transformação em material para a adubagem das mudas e plantas. Há, ainda, um lago e o Anfiteatro.

O Horto Municipal fica Rua Capão da Canoa, 55. Fone: 3470-8350.

 

Fonte: Secom

Créditos destaque: Secom