Na tarde da última segunda-feira (15/08), o patrono da Semana Farroupilha de Gravataí foi apresentado: Manoel Farias Lopes, ou Maneca, como é conhecido na cidade.

Vindo de Três Forquilhas, Maneca se mudou para Gravataí em 1958. Nos anos 60, construiu o primeiro galpão que abrigou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aldeia dos Anjos. Em 1976, fez parte do primeiro Rodeio de Gravataí e trabalhou também no Rodeio de 78, que, segundo ele, foi um dos maiores da cidade, com 101 municípios gaúchos participantes.

As atividades comemorativas da Semana Farroupilha iniciam no dia 03/09 e encerram com desfile, no dia 20/08.

Confira a programação:

Dia 03/09:
Concurso Municipal de Prendas e Peões de Gravataí, a partir das 9h, no CTG Aldeia dos Anjos.

Dia 11/09:
Entrega da premiação do Concurso Municipal de Prendas e Peões de Gravataí, às 15h; chegada da Chama Crioula, às 16h e homenagem ao patrono, às 17h30, no CTG Aldeia dos Anjos.

Dia 16/09:
Início da Festa Campeira e Artística de Gravataí (Fescart).
Tertúlia Livre dos CTGs, às 20h, no Parque de Eventos Ireno Michel.

Dia 17/09:
Abertura oficial da Festa Campeira e Artística de Gravataí, às 9h, com provas campeiras, Taça Cidade, participação dos integrantes do projeto 'Galpão de Todos' com mostra das atividades realizadas no projeto, mostra de dança tradicionalista, Baile Municipal Farroupilha e diversas brincadeiras tradicionais, no Parque de Eventos Ireno Michel.

Dia 18/09:
Mostra de Dança Mirim e Juvenil.
Mostra de acampamento.
Concurso Panela de Ferro – primeiro concurso de culinária rio-grandense de Gravataí – no Parque de Eventos Ireno Michel.

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Créditos Destaque: Prefeitura de Gravataí