Filhos demonstram identificação com as artes visuais, assim como Max. Foto: Arquivo Pessoal

No domingo (9/8), celebramos o Dia dos Pais. Em homenagem a eles, a Evidência tem publicado, desde segunda (3/8), histórias sobre amor, proteção e parceria entre pais e filhos. Todas as matérias integram a edição de agosto da revista.

Filhos únicos

O artista visual Waldemar Maximilio Barbosa da Silva (63) tem três filhos. Sabrina Mara Silva da Silva (36), Samanta Mezzalira da Silva (23) e Iberê Obi Lopes da Silva (3) já ensinaram e continuarão a passar muitas lições para o pai. “Com eles, eu aprendo todos os dias, e o maior aprendizado é sobre amar e ser amado. São três filhos únicos em todos os sentidos: na tranquilidade e presença constante da Sabrina; na organização, praticidade e juventude da Samanta; e na alegria recheada de muita energia, por conta do nosso Jedi Iberê Obi.” Eles nasceram em momentos bem diferentes da vida de Max. Das novidades de se tornar pai, nos anos 80, até o nascimento do caçula, a visão de paternidade foi se transformando, porém o objetivo de vê-los continuarem pessoas maravilhosas, íntegras e amorosas é o mesmo.

As semelhanças entre pai e filhos são notáveis. Todos demonstram sensibilidade e são criativos. Tanto Sabrina, que é professora de educação infantil, quanto Samanta, que vai se formar em Arquitetura, já se especializaram em desenho técnico. O filho mais novo também adora desenhar e colorir, em especial materiais produzidos pela mãe, Denise Pacheco Lopes (in memoriam), que também era artista. Segundo Max, o menino herdou dela “o sorriso aberto e a eloquência ao falar e contar suas histórias” e mostra muita personalidade, apesar de pouca idade. “Há momentos em que ele resolve discutir e quer forçar seus argumentos”, relata o pai, que aposta no diálogo e também conta com o apoio de familiares e da namorada, Rose Campos, que aconselham e auxiliam no dia a dia com Obi. Para o gravataiense, os três filhos foram presentes que a vida lhe deu, assim como as netas, Sofia (15), Astrid (10) e Alice (5).